Matemática A - 10º ano


Vídeo aulas com conteúdos teóricos e resolução de exercícios

Introdução à Lógica Bivalente - Proposições e operações lógicas

Aqui é objetivo aprender o que é uma proposição, tal como estudar todas as operações das proposições, provando-as recorrendo a tabelas da verdade.

Matemática A - 10º ano - Resolução de exercícios referentes à Lógica Bivalente

Aqui é objetivo resolver alguns exercícios selecionados por mim referentes à temática da Introdução à Lógica Bivalente, de modo a poderem consolidar conhecimentos relativamente à matéria teórica, abordada na vídeo aula anterior.

Matemática A - 10º ano - Introdução à Teoria dos Conjuntos

Aqui é objetivo aprender as principais temáticas referentes à Teoria dos Conjuntos, sob ponto de vista teórico, mencionado conceitos teóricos, quantificadores, propriedades da conjunção e disjunção de condições, definição de conjuntos com uma condição, união (reunião) de conjuntos, interseção de conjuntos, subconjuntos de conjuntos, contraexemplos, negação e contrarrecíproco e segundas Leis de De Morgan.

Matemática A - 10º ano - Resolução de exercícios referentes à Teoria dos Conjuntos

Aqui é objetivo resolver alguns exercícios de aplicação selecionados por mim referentes à Teoria de Conjuntos, de modo a poderem consolidar a matéria vista na vídeo aula teórica referente à mesma temática.

Matemática A - 10º ano - Álgebra: Radicais e potências

Aqui é objetivo aprender a teoria sobre os radicais (ao nível das definições, regras e propriedades) e sobre as potências (também ao nível das definições, regras e propriedades.

Matemática A - 10º ano - Resolução de exercícios sobre Álgebra:Radicais e Potências (parte 1 de 2)

Aqui é objetivo resolver alguns exercícios de aplicação referentes ao tema de Álgebra, nomeadamente no que toca aos radicais e potências. Nesta vídeo aula resolvem-se 12 exercícios de aplicação.

Matemática A - 10º ano - Resolução de exercícios sobre Álgebra: Radicais e Potêncais (parte 2 de 2)

Aqui é objetivo apresentar a resolução de mais 7 exercícios, em adição à vídeo aula anterior, para assim terminar este tema com o número de exercícios resolvidos que achei adequado para o vosso estudo.

Matemática A - 10º ano - Álgebra: Operações com polinómios

Aqui é objetivo rever o conceito de monómio, binómio e polinómio, abordando coeficiente, parte literal, termo independente e grau de um polinómio. É também objetivo aprender a somar, subtrair, multiplicar e dividir (recorrendo à divisão inteira ou euclidiana) polinómios.

Matemática A - 10º ano - Álgebra: Regra de Ruffini, teorema do resto e fatorização polinomial

Aqui é objetivo aprender a aplicar a regra de Ruffini para determinar o quociente e o resto de uma divisão polinomial (em alternativa à divisão euclidiana). Também é objetivo aprender a aplicar o teorema do resto para determinar o resto de uma divisão polinomial (em detrimento à divisão euclidiana e à regra de Ruffini). Por fim, também aqui é objetivo aprender a fatorizar polinómios recorrendo à regra de Ruffini e ao teorema do resto.

Matemática A - 10º ano - Álgebra: Método dos Coeficientes Indeterminados

Aqui é objetivo aprender a determinar o quociente e o resto da divisão entre dois polinómios através da aplicação do Método dos Coeficientes Indeterminados.

Matemática A - 10º ano - Álgebra: Inequações de grau superior ao primeiro

Aqui é objetivo ensinar a resolver inequações de grau superior ao primeiro com a ajuda do quadro de sinais. Também aqui é resolvido um exemplo com uma função biquadrada.

Matemática A - 10º ano - Resolução de exercícios referentes à Álgebra: Ruffini e inequações

Aqui é objetivo resolver alguns exercícios referentes à divisão polinomial euclidiana, à aplicação da regra de Ruffini e ao Teorema do resto. Também é objetivo fatorizar polinómios e resolver inequações recorrendo ao quadro de sinais e apresentando o resultado sob a forma de um intervalo de números reais.

Matemática A - 10º ano - Geometria Analítica no Plano: Breve introdução

Aqui é objetivo aprender conceitos introdutórios à geometria analítica no plano no domínio do programa de matemática A do 10º ano. Como tal, é abordada a definição de referencial ortonormado e são estudadas e deduzidas técnicas de cálculo de distâncias entre dois pontos (na reta numérica e no plano munido de referencial ortonormado Oxy) e de determinação do ponto médio entre dois pontos (igualmente na reta numérica e no plano munido de referencial ortonormado Oxy).

Matemática A - 10º ano - Geometria Analítica no Plano: Mediatriz de um segmento de reta

Aqui é objetivo deduzir e aprender a aplicar, com exemplo de aplicação, a equação cartesiana reduzida da mediatriz de um segmento de reta, estudando a possibilidade de pontos pertencerem a uma mediatriz de um segmento de reta, determinando coordenadas de pontos pertencentes à mediatriz de um segmento de reta e determinando coordenadas de pontos de interseção da mediatriz de um segmento de reta com os eixos de um referencial ortonormado Oxy.

Matemática A - 10º ano - Geometria Analítica no Plano: Circunferência e círculo

Aqui é objetivo estudar as definições de circunferência e círculo, tal como recorrer às deduções das suas expressões com base nas suas definições.

Matemática A - 10º ano - Geometria Analítica no Plano: Elipse

Aqui é objetivo estudar ao pormenor a elipse (começando pela sua definição) e as suas características (vértices, focos, distância focal, semi eixos nas abcissas e nas ordenadas e relação entre distância focal e os seus semi eixos) tal como apresentar, sem deduzir, a sua equação cartesiana reduzida.
Aqui pormenoriza-se a elipse de semi eixo das abcissas maior que o semi eixo das ordenadas e de centro coincidente com a origem do referencial, abordando apenas de forma genérica e bastante superficial as outras formas de elipses.

Matemática A - 10º ano - Geometria Analítica no Plano: Inequações de semi planos

Aqui é objetivo aprender a representar regiões referentes a semi planos delimitados por retas (verticais, horizontais e oblíquas), círculos (parte exterior e interior) e elipses (parte exterior e interior).
Também aqui se resolve um exercício de aplicação com uma região composta por diversas representações, de modo a poder avaliar se a matéria ficou ou não bem entendida.